Quantificação escalar uniforme

Na Era da informação na qual vivemos facilmente nos deparamos com situações que exigem armazenamento ou transferência de ficheiros mídia (audio, imagem, video). Uma vez que os dispositivos de armazenamento e/ou transferência têm  limites físicos (largura de banda, armazenamento, etc…) foram desenvolvidas técnicas e métodos de manipular a informação de formato mídia.

Uma das estratégias de maior sucesso é a compressão multimédia. Trata-se de um conjunto de métodos e técnicas que têm por objectivo diminuir o tamanho dos ficheiros. Um dos métodos chama-se quantificação escalar uniforme. Este método é parte constituinte de diversos algoritmos com perda (sem que o ser humano seja capaz de detectar a informação que está em falta). Usado de forma mais frequente em imagens, pode também ser utilizado em qualquer outro tipo de multimédia.

Neste método é necessário encontrar o valor máximo e mínimo por elemento de mídia(amostra,pixel, frame). O número de níveis de quantificação irá decidir a técnica a adoptar. Entre as várias técnicas, as mais simples são o quantificador midtread e quantificador midrise. As técnicas referidas distinguem-se na utilização do valor 0 (utilizado pelo midtread) e na simetria(midraise). Estas técnicas serão explicitadas de forma mais profunda no decorrer do artigo.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s