Deflate

O deflate é um método de compressão sem perdas e uma técnica de codificação de entropia, baseado na combinação do algoritmo LZ77 com Huffman. Foi originalmente definido por Phil Katz e mais tarde especificado no RFC 1951. O LZ77 foi publicado por Abraham Lempel e Jacob Zib em 1977, enquanto que o algoritmo da codificação de Huffman foi desenvolvido por David A. Huffman enquanto estudante do MIT, e foi publicado em 1952. No entanto o método de compressão deflate foi criado apenas em 2008.

O método deflate é um método de compressão muito popular, originalmente usado nos formatos ZIP e GZIP, mas que tem sido adoptado por diversas aplicações, destacando-se o protocolo HTTP, o formato PNG e o formato PDF. O método deflate foi concebido por Philip Katz como parte do formato ZIP, estando ambos disponíveis para utilização pública, o que faz com que partes destes algoritmos apareçam em várias plataformas.

O formato PNG (Portable Network Graphics) surgiu nos anos 90, especificamente em 1994, fruto das questões legais em torno do formato GIF e das respetivas patentes, nomeadamente do facto da Unisys ter decidido patentear o algoritmo base do GIF, o LZW, e começar a cobrar direitos pelo seu uso.

O artigo completo sobre o método deflate e o formato PNG irá ser publicado no Portal da Compressão Multimédia, em http://multimedia.ufp.pt , onde será disponibilizada uma applet java que ilustra o detalhadamente o funcionamento deste método de compressão.

Advertisements

One thought on “Deflate

  1. Pingback: Deflate | Leituras e Reflexões

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s